psicanálise para quê?

Monday, April 09, 2007

O DESEJO INSATISFEITO

'Vivo sem em mim viver e tão outra vida espero, que morro de não morrer". Muitas mulheres se identificam com esta frase, compreenden-na perfeitamente. Talvez poucas saibam que esta frase é de Santa Teresa D'Ávila, totalmente desejosa e com um semblante gozoso diante de Cristo na cruz, sonhando com sua vida eterna ao lado D'Ele.
Uso esta frase tomada de empréstimo da Santa, para ilustrar o que é da ordem de uma das estruturas psíquicas que nomeamos em psicanálise de histérica. O fantasma que aprisiona a histérica é o da obrigação de gozar de um desejo insatisfeito. Portanto para manter seu desejo insatisfeito, esta mulher irá produzir todo tipo de situações onde o que estará em jogo é exatamente não estar nunca satisfeita, não realizando nada do que se propõe.
Vou dar um exemplo: já viram voces uma mulher casada ou namorando que não cessa de se queixar de seu homem? Se tem filhos, os elogia dizendo o quanto eles lhe dão trabalho? Se é uma profissional, como seus colegas de trabalho são preguiçosos ou burros? E seu patrão, se for homem, é sempre um grosso ou sedutor e se é mulher, ela é sempre burra e mal vestida e mal amada. E no seu tempo de lazer, o que costuma fazer? Devaneia sobre a vida "ideal" que gostaría de ter, o que certamente não lhe servirá para modificar aquilo que não gosta em sua vida real, pois isto é um modo de manter-se sempre insatisfeita e naõ produzir nenhum movimento efetivo para modificar tudo aquilo que diz não gostar. E quase ninguém tem nenhuma noção de que isto é da ordem de um sintoma e que pode ser de fato combatido e transformado.

1 Comments:

  • At 6:32 PM, Anonymous Anonymous said…

    gostei daqui!
    bj carô

     

Post a Comment

<< Home