psicanálise para quê?

Friday, April 13, 2007

SOB O DOMÍNIO DO DEVER

Sabem aquelas pessoas que se acham sempre tomadas de obrigação? Ou que nos parecem certinhas demais ou distantes demais? Não estou falando aqui de pessoas que são melhores nem piores do que outras, mas sim de um modo muito particular que algumas pessoas lidam com seu desejo, desejo este estruturante para todo falante.
Estes sujeitos, homens ou mulheres ( e nas mulheres particularmente não encontramos este certinho ou distancia tão evidenciado), ao se estruturarem irão tratar sua dívida simbólica, dívida esta que se coloca para todo e qualquer falante que se assujeita a sua condição de ser humano e portador da linguagem, irão tratar como dever e culpa.
Portanto toda relação que estabelece com qualquer outro e é óbvio que quanto mais próxima do outro estiver, mais forte será este sentimento de se sentir obrigado a satisfazer todas as vontades deste outro, para quê? Somente para apaziguá-lo, para que este outro não o engolfe. Esta é a fantasia que construímos na N.O. E quanto mais criticados estes forem, mais aparentemente tenderão a tentar se "corrigirem", mas, de fato, em seu íntimo, se afastam cada vez mais do outro. Mas não é só disso que teêm medo não, quando acontecem de desejar muito intensamente alguém, a ameaça de morte subjetiva se agiganta e estas pessoas farão de tudo para fugir deste risco tão medonho.
Portanto se voce vive cheio de dúvidas, culpas, obrigações, deveres a cumprir, saiba que estes mecanismos são próprios para afastá-lo daquilo que te origina como humano e que te tornaría uma pessoa com mais alegria de existir, que é tomar em suas mãos seu movimento desejante.

2 Comments:

  • At 2:02 PM, Anonymous Anonymous said…

    meu marido ai haha

     
  • At 7:07 PM, Blogger gomba said…

    adorei. adivinha por que...
    beijo

     

Post a Comment

<< Home