psicanálise para quê?

Monday, April 28, 2008

VIOLÊNCIA I
Desde que o mundo é mundo, sabemos que a violência existe. Será que ela está se agigantando nos dias de hoje ou será que aumentando o numero de pessoas existentes no mundo, tornou-se mais perceptível?Mas antes de responder a isto, talvez tenhamos de nos perguntar também se podemos pensar nas evoluções que existiram e existem em termos do conhecimento humano, pode nos tornar seres humanos mais civilizados, de fato. Não vejo uma coisa sendo correlativa a outra. Avanços científicos, tecnológicos, não tornou o mundo mais civilizado. Pelo ao menos no que diz respeito aos sujeitos em particular. Freud nos apresentou a nós mesmos, dizendo-nos que somos seres portadores de absolutamente todos os afetos, para o bem e para o mal, em nossa origem e que os limites impostos pela civilização é que nos torna menos animais, limitando-nos em nossa descarga pulsional. E que esta limitação nos obriga a esquecermos de nossos impulsos mais primitivos, isto é, os recalcamos, tornando-os inconscientes. Isto implica em dizer que todos nós somos totalmente bárbaros em nossa origem e que estaremos inconscientes desta nossa barbarie. Onde se torna quase impossível que um sujeito consciente de seus impulsos mais sádicos, torne-se de fato um sádico, se estiver em análise e tendo uma estrutura neurótica e não perversa ou psicótica. O sujeito que diz em algum momento em sua análise "quero matá-lo!", é porque estando ciente de seu desejo mortífero, simbolizando-o não mais é capaz de realizá-lo. Simbolizando nossa precariedade, nossa barbaridade, nossos impulsos mais violentos, sabendo-nos falhos em nossa 'natureza', é a maneira de lidarmos com isto que nos pertence, sem que passemos ao ato.

2 Comments:

  • At 4:15 PM, Blogger Filipe Martins A. Pereira said…

    Olá Silvia, diante da temática, venho expor minha teoria. Corroboro com a premissa de Jean-Jacques Rousseau: "O homem nasce bom e a sociedade o corrompe".

    Sendo assim, não imagino o estudo do homem em sí sem uma análise concomitante da sociedade que o cerca.

    Infelizmente, a sociedade ao mesmo tempo em que ascende tecnologicamente, retroage civilmente. A distribuição de riquezas continua no mesmo disparate, onde o rico está cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre.

    Por conseguinte, a sociedade transcende ao ser humano toda a sua problemática e creio que seja a principal responsável pelo desenvolvimento da personalidade humana.

    "É preciso estudar a sociedade pelos homens, e os homens pela sociedade: os que quiserem tratar separadamente da política e da moral nunca entenderão nada de nenhuma das duas" (Jean-Jacques Rousseau - Emílio ou da Educação)

    Fica aqui minha contribuição para a perspicaz matéria e também meu estímulo para o desenvolvimento de outras ...

     
  • At 9:18 AM, Blogger psicanálise para quê? said…

    Olá Felipe! Primeiramente agradeço seus comentários. Eu, como disse no texto, concordo com Freud ao dizer que o ser humano nasce como puramente pulsional e sendo assim não nasce nem bom nem mau, mas sim o mundo que o cerca é que irá marcá-lo com limites provinientes dos significantes, ou seja, da cultura. Neste sentido, penso que JJ Rousseau está correto dentro do ponto de vista filosófico e não dentro do ponto de vista de Freud, que empiricamente nos mostrou um para além da consciencia, do ponto de vista de uma estrutura subjetiva. Obrigada,
    Silvia.

     

Post a Comment

<< Home