psicanálise para quê?

Friday, February 26, 2010

CASAL FELIZ, EXISTE???

Vou dizer o que penso do ponto de vista da psicanálise sobre este artigo: O segredo do casal feliz: compartilhar alegrias
A chave para manter viva a magia do casamento é encontrar meios para promover aspectos positivos; a maneira de lidar com boas notícias pode ser mais decisiva para o relacionamento que a capacidade de oferecer apoio um ao outro em situações difíceis. Veja o que a ciência tem a dizer sobre a intimidade
http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/o_segredo_do_casal_feliz_compartilhar_alegrias.html



CASAL FELIZ: ISTO EXISTE?

Palavras totalizantes não correspondem a nenhuma realidade. Primeiramente porque casal é uma palavra que define duas pessoas que escolheram estar juntas de uma forma bastante particular para cada uma delas. Segundo porque a felicidade enquanto toda não existe, pode ser até que alguns se encontrem felizes várias horas de seus dias, mas o tempo de uma existência é muito para este ou outro sentimento prevalecerem devido a complexidade do sentir do ser humano.
Mas, de qualquer modo, acredito que possa um casal ter mais bons sentimentos um pelo outro em relação a serem um casal do que sentimentos ruins. Mas isto depende de um trabalho constante, vou dizer porque:
Como se define um bom casamento? Ou um bom namoro ou relacionamento?
Para que um casamento ou relacionamento dure um bom tempo ou para toda a vida, é necessário que as pessoas envolvidas por se amarem tenham cada uma sua vida tomada de forma particular. e que além de gostarem de fazer sexo juntas, gostem muito de conversar. Digo isto porque casamento onde um não tome o outro como objeto de seu desejo sexual ou não se interessem em conversar, acabam ou continuando juntos infelizes ou se separam muito rapidamente.
Não há ninguém igual a ninguém neste mundo. E cada um tem seus próprios interesses, sejam da ordem do profissional ou pessoal e isto é fundamental, pois, apesar de também ser necessário existirem projetos que sejam compartilhados um com o outro, de preferência que estes sejam muitos, não é saudável abrir mão de seus projetos pessoais para se manter atraente um para o outro. O problema é quando um dos dois ou os dois não aceitam que o outro seja diferente dele e fica tentando mudar o outro para que se adeque ao seu jeito de ser, de preferência que aja como ele próprio. Se pudermos pensar que é a não aceitação das diferenças que provoca as guerras no mundo, talvez possamos começar a pensar em aceitar as diferenças do outro ser humano que está alí ao nosso lado.
A razão pela qual um tenta controlar o outro, modificar o outro é por não aceitar o outro como pensando diferente de sí mesmo. Ou seja: todo amor é puramente narcísico, especular? Lacan já nos dizia: amar é aceitar a diferença. A paixão é somente da ordem da ignorância, o amor é da ordem da diferença.
Primeiramente nos apaixonamos e só depois é que se constrói a relação amorosa. E cada dia mais, as pessoas estão cada vez mais narcisistas e quando aparece alguma coisa no outro que não os satisfaz, rompem os laços com a maior facilidade. Isto é a grande burrice de nossa contemporaneidade, a burrice da neurose, que nos faz repetir os mesmos padrões de relacionamento em todos os laços. Repetir, repetir, até morrer, estamos fadados a jamais encontrar o chamado "verdadeiro amor"? Ou então vamos trabalhar em nós mesmos a aceitação das diferenças para assim acedermos ao desejo de amar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home