psicanálise para quê?

Friday, November 25, 2011

E SOBRE O AMOR..MAIS UMA VEZ...

É impossivel o amor entre o homem e a mulher? Entre aqueles que ocupam a posição homem e a posição mulher?

A mulher quando na relaçao amorosa, o que ela busca? Ela quer SER amada. E o homem? Ele quer TER a mulher como sua, seu objeto de desejo e/ou amor.

Quando está amando, a mulher espera que o homem cuide dela, a proteja, e este cuidado pode variar muito, por exemplo, desde que seja seu provedor e neste sentido ela o indentifica como o pai ideal, até os cuidados mais simples, tais como, ficar ao lado dela quando ela estiver doente ou triste. Ou que ele se mostre mais romantico dos homens, cobrindo-a de mimos. Oferecer-lhe flores, presentes, abrir a porta do carro, dizer que a ama e a deseja, é o que todas esperam de seus amores. Mas como sabemos, nem sempre, por mais que os homens o façam, elas sempre estão se queixando. Isso porque a a maioria delas para sentirem-se existindo, precisam manter o seu desejo insatisfeito.
Agora, O homem quando ama, ele também espera que a mulher cuide dele. E quando isso acontece, ele está a indentificando como sua mãe.E muitas vezes ao identificá-la assim, ele pára de desejá-la sexualmente. E quando isso acontece, ele deixa de também levar flores, levar para jantar, etc. Agora, quando a deseja, ele tem muita dificuldade de sentir que a ama, ele não a trata como ela precisa ser tratada e a vê como a mulher mais sensual e sexual do mundo. De um modo geral ou ele estará amando ou desejando, e para a maioria deles esta junçao entre o amor e o desejo é extremamente dificil, fica-se na posição do ou/ou, ou isso ou aquilo. Isto nos mostra que ele para se reconhecer subjetivamente, precisa manter seu desejo como impossivel
O que quero então dizer aqui é que a relação amorosa é impossível?
Não, mas temos que a prender a lidar com o possivel dela, pois amar é dar o que não se tem e neste jogo do amor, precisamos saber, que na maior parte do tempo, ocuparemos as duas posições subjetivas ao mesmo tempo e neste caso, é bom lembrarmos sempre de nossos limites.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home