psicanálise para quê?

Saturday, August 17, 2019

CONTRATA-SE PELA EXPERTISE E DEMITE-SE PELO PESSOAL

Vamos ampliar este título? 

Em qualquer relação humana, seja ela profissional ou privada, um dos lados, geralmente aquele que menos se conhece, pode apresentar comportamentos estranhos e outras dificuldades. Apresento aqui os efeitos de um tratamento psicanalítico, onde fará grande diferença nestas relações.

Sabemos que todos nós temos uma estrutura psíquica e que, por conta desta estrutura, apresentaremos determinados comportamentos- melhor dizendo, sintomas.
Quais seriam estes sintomas? No sentido orgânico, a febre é sintoma, por exemplo, de uma infecção. E no psiquismo, quais seriam esses sintomas? Comportamentos estranhos, que em alguns casos nem a própria pessoa entende, seria um exemplo. Com um agravante: há casos em que, aqueles que convivem com a pessoa em questão simplesmente não aceitam esse comportamento. E como se caracterizariam estes comportamentos? Por exemplo, pessoas que se mostram extremamente rudes, mas muitas vezes, não se percebem assim. Ou, noutro exemplo, pessoas que se alimentam com grande ansiedade, que comem muito rápido e em grande quantidade; ou, ao contrário, aquelas que "travam" e não conseguem comer nada. Há ainda os casos de pessoas que se sentem desanimadas para fazer qualquer coisa, ou cansadas sem que nada tenham feito. Enfim, são muitos e variados os sintomas. Mas precisa ficar claro que não se trata apenas de nuances cotidianas de alguma personalidade específica, mas sim de algo relacionado aos sentimentos vividos em cenas da primeira infância do sujeito.

Quantos casamentos são desfeitos por conta de diferenças pessoais, onde um dos cônjuges espera um tipo de comportamento, geralmente relacionado às suas expectativas e briga com o outro por bobagens relacionadas unicamente ao jeito diferente do parceiro(a), interpretando esse fato como um grave defeito? Sem notarem sequer que diferença é só diferença, e não defeito.

E no trabalho? Quantas pessoas em posição hierárquica superior, subjugam as demais, chegando ao ponto de humilhar pares e subalternos quando estes os desagradam? 

Em nenhum dos casos, porém, alguém se pergunta se o comportamento atípico seria o caso de uma manifestação sintomática. O fato é que, em diversas situações, as
 pessoas se assemelham a crianças alienadas em busca de se sentirem aceitas e amadas.

Neurose, uma palavra tóxica para leigos, é um conceito psicanalítico relevante. Dizemos que os neuróticos sintomatizam em três posições:

1) Olham para si, mas não veem o outro;
2) Olham para o outro, mas não veem a si mesmos.
3)Não veem a si mesmos, nem aos outros.

E, sinto dizer, mas se não tivermos a estrutura psíquica assentada na neurose, só poderemos tê-la nas psicoses ou nas perversões, pois além das neuroses, que é a estrutura psíquica da maior parte da humanidade, há as estruturas mais graves, como a psicótica e a perversa, tal como a psicanálise as definiu. E por último, ainda há o autismo, que sequer chega a se estruturar psiquicamente.

Infelizmente, apesar dos avanços científicos, ainda há preconceito quando se fala em procurar um profissional "para conversar"  - como se esta "conversa" fosse descaracterizada do aspecto técnico da psicanálise, noves fora aqueles que associam a psicanálise à loucura. Mas também vejo mudanças positivas: por exemplo, pacientes idosos, tais como A., 92 anos, que veio ao consultório com depressão, depressão esta tratada unicamente com medicação há 8 anos sem nenhuma melhora, A. caminhava amparada mostrando dificuldade de marcha, sem vontade de fazer absolutamente nada, desaprendeu inclusive a cozinhar e não queria mais sair de casa para nada. Em pouco mais de dois meses, passou a vir sozinha no táxi, ao meu consultório, voltou a cozinhar sua própria comida, ouve música todos os dias, pois adora cantar e faz ginástica. Há também o caso de R., 81 anos, que nada fazia ao levar "patadas" (expressão da própria), não se alimentava adequadamente, não dava atenção a seu aspecto pessoal, suas roupas, seus cabelos e unhas. Mudou: "não engole sapos" 9segundo a própria), vai ao cinema, ao shopping comprar coisas para ela e adora ir as festas e passeios. exemplos como estes servem para ilustrar o quanto as pessoas, independente da idade, conseguem se beneficiar da escuta psicanalítica, embora quando jovens, tal fato não fizesse parte de seus universos. Desconhecimento? Preconceito? O quê?

No fundo, é triste ver tanta gente sofrendo, sem noção de que tal sofrimento é possível de sanar, pois são sintomas e sintomas podem ser curados. 


0 Comments:

Post a Comment

<< Home